Aprenda como fazer uma Auto-Hipnose
No artigo de hoje você aprenderá passo a passo, como fazer uma auto-hipnose. O procedimento é bem simples.
Confira abaixo! 😉
Antes de iniciar a Auto-hipnose…
Antes de iniciar a prática de auto-hipnose, prepare um ambiente tranquilo, silencioso e relaxante. Escolha um momento calmo do dia, deixe o cômodo praticamente escuro e vista uma roupa bem confortável.
Caso prefira, você pode acender velas e colocar uma música suave. É importante que o ambiente tenha uma temperatura agradável.
O Passo a Passo da Auto-hipnose
Passo 01 – Acomode-se!
Sente-se em uma cadeira, poltrona ou cama confortável. Caso prefira, pode se deitar, porém, se você ainda não tem experiência poderá acabar caindo no sono em pleno exercício.
De qualquer forma, sentado ou deitado, não cruze pernas nem braços. Você precisará manter a postura durante toda a auto-hipnose, e cruzar braços ou pernas poderá gerar incômodos, formigamentos ou até dores leves.
Passo 02 – Certifique-se de que não haverá interrupções
Se certifique de que terá meia hora sem interrupções. Desligue telefone, alarme e caso more com familiares, peça para que não o interrompam.
Passo 03 – Afaste os Pensamentos Negativos
Feche os olhos e concentre-se em afastar a mente de pensamentos negativos, do estresse ou da ansiedade. No início, poderá ser difícil pois com frequência, tentar não pensar causa o efeito oposto, e o cérebro nos bombardeia de ideias. Ao invés de tentar expulsar estes pensamentos, simplesmente deixe-os fluir (pouco a pouco eles desaparecerão).
Passo 04 – Sinta!
Sinta a tensão no corpo. Comece pelos dedos dos pés. Perceba a tensão acumulada neles e imagine que ela está desaparecendo e que essa parte do corpo fica cada vez mais leve.
Quando sentir que os dedos poderiam sair flutuando, repita o procedimento com os pés. Depois, siga em frente com as panturrilhas, os joelhos, as coxas, os quadris, o abdome e as costas, até alcançar o rosto e a cabeça.
Caso precise de ajuda, visualize algo que considere tranquilizador e reconfortante. A água costuma ser muito eficaz, porque você pode imaginá-la percorrendo seu corpo e levando a tensão embora.
Passo 05 – Respire!
Agora respire fundo e devagar. Ao inalar, imagine que o ar que infla seus pulmões é uma luz brilhante e cheia de vida. Ao exalar, visualize a tensão e a negatividade abandonando o seu corpo na forma de uma nuvem escura.
Passo 06 – Desça degrau por degrau
Desfrute a sensação de relaxamento que se espalha pelo seu corpo. Depois, imagine-se no alto de uma escada com dez degraus. O quinto está semissubmerso na água.
Imagine cada detalhe do cenário: como é a escada, o material de que é feita, a transparência da água. Quando visualizar a cena com perfeição, diga a si mesmo que vai descer a escada, então comece a contar cada degrau que pisar, iniciando pelo décimo. Imagine cada número. Imagine que a cada um deles você está um pouco mais afastado do topo e um degrau mais próximo do fundo.
Degrau por degrau, você perceberá que sente um relaxamento cada vez mais profundo. A cada passo, Imagine o degrau sob seus pés. No quinto imagine e sinta o agradável frescor da água acariciando seus membros e diga a si mesmo que está entrando em um oásis de pureza e limpidez.
Quando começar a descer os cinco últimos degraus, você sentirá a água cobrir seu corpo cada vez mais. Quando se vir completamente submerso, comece a nadar tranquilamente. Neste momento, por seu corpo estar tão adormecido, talvez seu coração dispare um pouco. Não ignore a sensação; aceite que seus possíveis medos e receios começam a escapar, flutuando na água.
[rock-convert-pdf id=”7178″]
Passo 07 – Enfrente seus Problemas
A essa altura, já submerso, você deve sentir pouca coisa, apenas uma leve sensação de que está flutuando, talvez girando.
Esse é o momento de enfrentar seus problemas e decidir o que quer e onde está. (Caso não vivencie essas sensações, tente de novo. Vá com calma, pare a cada etapa para analisar o que seu corpo e sua mente sentem.)
Comece a narrar o que está fazendo: fale no presente ou no futuro, em voz alta, como se lesse um livro. Visualize três caixas submersas, caixas que você precisa alcançar. Quando encontrá-las, abra-as lentamente, uma a uma, e conte para si o que acontece ao abri-las. Por exemplo: “Ao abrir a caixa, sinto que uma luz radiante me envolve, que ela se torna parte de mim“, depois prossiga para a caixa seguinte.
Evite frases com conotações negativas como: “Não quero me sentir cansado nem irritado.” Em vez disso, seja afirmativo: “Estou me sentindo mais calmo e relaxado.” Outros exemplos de afirmações positivas: “Sou forte e esbelto“, “Sou positivo e bem-sucedido.” Se por acaso você começar a sentir algum mal-estar, diga: “Minhas costas estão completamente relaxadas.”
Passo 08 – Repita as Frases
Repita as frases quantas vezes deseja. Duas ou três repetições costumam ser suficientes.
Passo 09 – Retorne!
Quando se satisfizer, nade de volta para a escada. Então comece a subir, sentindo, até o quinto degrau, que a água o abandona aos poucos.
Quando chegar ao sexto, você não mais sentirá. Nesse ponto, talvez seu corpo comece a pesar, como se houvesse algo amarrado na altura do peito. Caso isso aconteça, permaneça nesse degrau até a sensação desaparecer. Para tanto, repita outra vez as afirmativas. Quando o incômodo sumir, continue subindo a escada, visualizando cada número acima do degrau em que estiver. Concentre-se em sentir os degraus e em que estiver. Concentre-se em sentir os degraus e em desejar alcançar o topo.
Passo 10 – Acorde!
Quando chegar ao topo, espere um pouco antes de abrir os olhos. Você também pode se visualizar abrindo uma porta para o mundo exterior.
Abra-a devagar e imagine a luz que entra pela fresta. Isso provavelmente fará você abrir os olhos. Permaneça imóvel o tempo que precisar. Depois, diga em voz alta: “Estou totalmente acordado. Totalmente acordado“, ou pense em algo que dizia ao ser desperto por alguém quando criança. Isso fará sua mente voltar ao estado consciente.
Quanto mais prática, mais facilidade seu cérebro terá para identificar este sinal.
Presentão! E-book Grátis Philadelphia – O Segredo da Vida
No livro Philadelphia – O Segredo da Vida – escrito por Diego Olinto Nogueira, você vai conhecer o poder capaz de transformar uma existência caótica e miserável, em uma vida extraordinária, cheia de significado, com abundância de recursos, saúde física e emocional, harmonia familiar, sucesso profissional e um forte senso de missão e propósito.
Clique no botão abaixo para receber o livro digital GRATUITAMENTE!
Conclusão:
E você… Já conhecia esta auto-hipnose? Colocará em prática?! Escreva nos comentários! 😉
Esta auto-hipnose foi retirada e adaptada do livro O Turista Interior de Allan Percy. Além deste conteúdo, no livro ele aborda assuntos como autossugestão, sonhos lúcidos, autoscopia, meditação (samádi e vipassana), ioga, Tai chi chuan entre vários outros! Recomendo fortemente que você conheça! 😉
Gratidão enorme e até o próximo artigo! ❤️
1 Comment
foi muito bom gostei muito da leitura desse livro .