No artigo de hoje falarei sobre a quarta Lei Espiritual do Sucesso: A Lei do Mínimo Esforço.
De acordo com a Lei do Mínimo Esforço, tudo na natureza acontece sem esforço algum:
- Os peixes não se esforçam para nadar. Eles simplesmente nadam.
- As árvores não se esforçam para crescer e a sementinha não se esforça para brotar… Elas simplesmente brotam e crescem!
- As flores não se esforçam para desabrochar…Elas simplesmente desabrocham!
… e nós, seres humanos, apesar de fazermos parte de tudo isto, acabamos dificultando para o nosso lado e saindo do fluxo natural das coisas. É sobre isto que conversaremos hoje. Vamos lá? (:
A Lei do Mínimo Esforço
Há algum tempo gravei para o nosso canal no YouTube, o vídeo abaixo onde falo sobre esta quarta Lei Universal. Para assistir, basta dar o play. Caso não dê para assistir agora – ou prefira ler – abaixo, estão escritas as informações compartilhadas no vídeo:
Por que nos esforçamos tanto?
Esforço = Reconhecimento
Nós brasileiros vivemos em uma sociedade onde o esforço é muito valorizado. Perceba… nós nascemos, crescemos, e assim que começamos a entender o que é certo ou errado, já somos ensinados de que “a vida é uma luta“, “tudo é muito difícil“, que temos que “matar um leão por dia” (…)
Se formos analisar profundamente, perceberemos que – em muitos casos – esta é uma forma de vitimização. Inconscientemente empregamos em nossos afazeres mais dificuldade do que seria realmente necessário, para assim, termos nosso trabalho valorizado.
Exemplo:
Se você ligar a televisão agora, provavelmente encontrará algum programa sendo transmitido. Estes programas geralmente dão foco à pessoas que sofreram muito, passaram por diversas dificuldade, mas conseguiram superar. São estas pessoas, as aplaudidas em pé pelo público. São estas circunstâncias que conectam o telespectador com o conteúdo assistido.
Em contrapartida, imagine que levem para o mesmo programa alguém que tenha conseguido conquistar algo muito facilmente. Por mais incrível que seja, provavelmente a valorização desta conquista será bem menor.
Coisas difíceis (desafiantes) são muito valorizadas na nossa sociedade. Coisas que chegam de forma muito fácil geralmente são vistas pelas pessoas como algo que não tem tanto valor.
E o que o ser humano quer na maioria das vezes? Reconhecimento!
Então inconscientemente dificultamos nossa própria vida para ter o reconhecimento do outro. Para sentir que não ganhamos tudo “de mão beijada”, e que aquilo que conseguimos conquistar, foi merecido.
Nota pessoal:
Eu mesma estou trabalhando esta crença de que preciso trabalhar muito para conquistar o sucesso. Eu venho do mercado de trabalho onde era (e ainda é) valorizado o trabalhador que trabalha muito. Desde os meus 15 anos, quando comecei a trabalhar, que tenho em minha mente a sensação de que eu preciso fazer muito para obter resultados. Mesmo hoje, trabalhando em casa, fazendo os meus próprios horários, e não tendo a necessidade de “provar nada para alguém”, acabo por vezes me sobrecarregando de trabalho…
Quantas vezes por exemplo, virei a noite escrevendo artigos para o blog, editando ou gravando vídeos para o Canal do Youtube, ou criando artes para a divulgação?! E eu não preciso trabalhar tanto para ter os resultados que desejo. Talvez o princípio de pareto (20% de trabalho para os 80% de resultado) já me auxiliaria na redução de trabalho e aumento de resultados.
Permitindo que as coisas fluam na Lei do Mínimo Esforço
Nós não precisamos estar sempre ocupados, com um monte de coisas para fazer. As coisas fluem com mais naturalidade, com mais facilidade, quando entramos em estado de flow, fazendo a nossa parte e nos desligando dos resultados depois.
[su_quote]Quem trabalha muito, não tem tempo de ficar rico![/su_quote]
Esta frase é muito verdadeira. Pense em uma pessoa conhecida por você que trabalhe de sol a sol em uma empresa, como funcionário… Será que ele conseguiu enriquecer trabalhando tanto?
A questão está ai! Todos nós temos apenas 24hrs por dia. As mesmas 24 hrs. Quem trabalha em uma empresa como funcionário, ganha por hora trabalhada (ou seja, troca seu bem mais precioso – que é o tempo de vida – por dinheiro). Este “detalhe” limita tudo pois por mais que ele faça hora extra, o valor dos ganhos será limitado.
Diferente disso estão investidores (por exemplo). Eles fazem o dinheiro trabalhar para eles, e não o contrário. Investem o dinheiro que recebem em ações, tesouro direto, etc. gerando assim, a médio/longo prazo renda passiva com juros compostos. Ou seja, quanto mais o tempo passar, mais vão receber, e menos precisarão trabalhar.
Lembre-se sempre: Dinheiro atrai dinheiro! Prosperidade atrai Prosperidade! Saúde atrai mais Saúde! Bons relacionamentos atraem mais bons relacionamentos!
Em um negócio próprio talvez você precise se empenhar bastante no início, mas a medida que as coisas forem caminhando, irá ficar tudo mais fácil (especialmente se for como eu, que trabalho online).
Há um autor (não me recordo o nome) que disse:
[su_quote]Se as coisas não estão dando certo, é porque você está se esforçando demais![/su_quote]
A natureza trabalha de forma muito tranquila, fluída, e nós fazemos parte de tudo isso. Não precisamos nos esforçar tanto. Precisamos apenas viver, trabalhar com alegria e repetir para nós mesmos “que tudo é fácil“, “a vida é fluída” e acreditar cada vez mais. Vamos jogar para o nosso subconsciente esta facilidade, e mesmo os maiores desafios serão superados com leveza!
Tudo é uma questão de interpretação, ponto de vista. Quantos colegas de trabalho – que desempenhavam a mesma função que eu – já se aproximaram de mim para reclamar de tudo (sendo que eu mesma estava tranquila e amava o meu trabalho)?!
O externo é um espelho do interno, e se a pessoa não está bem, verá o mundo como se tudo fossem pedras, obstáculos. Se ao invés disso, ela estiver centrada, verá desafios, porém facilmente superados.
Quando trabalhamos demais, acabamos deixando nossa própria vida em segundo plano, o que pode prejudicar a saúde. Além disso, segundo a Lei da Atração, se você se concentrar em trabalho, trabalho e mais trabalho, inevitavelmente atrairá ainda mais trabalho para a realidade.
Então o meu conselho é: Observe-se! Você anda se esforçando demais? Se a resposta for sim, respire fundo, e “solte”..
Se esforçar menos também significa acreditar nas Leis Universais, saber que você não está sozinho e que há uma consciência cósmica (Deus, Universo, Eu Superior…) agindo o tempo todo. Façamos nós, a nossa parte, “soltando” para que o Universo aja.
Quando você age dentro da Lei do Mínimo Esforço, mostra que confia Nele sem ansiedade e controle. Isso fará com que tudo flua naturalmente. O Universo sempre faz a parte dele!
[rock-convert-pdf id=”8528″]
Conclusão
Em algum momento, você já refletiu sobre tudo isso? Costuma esforçar-se, ou prefere fazer a sua parte com leveza e deixar que o Universo faça a parte dele? Escreva nos comentários a sua opinião…
Lembrando que este é apenas meu ponto de vista diante do tema! 😉
Gratidão enorme por ler até aqui e até o próximo artigo! (: