Sempre que falo sobre a importância de “soltar” um pedido na Lei da Atração e menciono o Efeito Zenão (seja aqui no blog, ou no nosso canal do YouTube), sou questionada sobre o que seria isso: “Efeito Zenão“. Por este motivo no artigo de hoje explicarei o que é, e como o Efeito Zenão funciona.
Vamos lá?!
O que é Efeito Zenão
O efeito quântico de Zenão (também conhecido como paradoxo de Turing) é um termo conhecido pela física quântica. Seu nome é advindo do filósofo Zenão de Eleia e pode ser interpretado da seguinte forma: “Um sistema não pode mudar enquanto você o observa“.
Basicamente ele diz que enquanto estivermos ansiosos pelos resultados, pensando e falando sobre ele, estaremos paralisando-o. Impedindo-o de se manifestar.
O efeito Zenão quântico ocorre quando a observação de um sistema impede que ele mude de estado, ao passo que, se ninguém estivesse observando, ele mudaria.
Demonstrou-se em laboratório que o ato de se observar um átomo de um elemento radioativo, sem interrupção, faz com ele fique nesse estado para sempre, sem que ocorra o decaimento nuclear normalmente esperado. Não há transição para outros estados. O observador congela a realidade e impede as transformações que poderiam ocorrer.
É como se estivéssemos esquentando água em uma panela.
Se deixarmos a panela tampada, sem observar a água, ela ferve depois de 5 minutos. Mas se , a cada dez segundos levantarmos rapidamente a tampa para observar se ela já ferveu, demora um tempo muito maior para ferver. O que ocorre é que nossa observação interfere no sistema e altera sua evolução.
A chave para entender o efeito Zenão quântico é lembrar que a cada observação ou medição, ocorre um colapso da onda quântica. Os sistemas em questão envolvem uma lenta transição de um estado para outro. Ao observar constantemente um sistema, provocam-se colapsos constantes para o estado inicial, e ele nunca completa a transição para outro estado.
Negócios In-formados
Paralelo à Série Doctor Who
Para entender melhor como funciona o efeito Zenão, há uma série muito antiga chamada Doctor Who, talvez você conheça. Nesta série, há uma raça de criaturas que se parecem com estátuas de pedra. Elas são chamadas de Weeping Angels (ou Anjos Lamentadores).
Entre as características destas criaturas, está uma que pode muito bem, fazer paralelo ao Efeito Zenão:
“Quando os Anjos Lamentadores não estão sendo observados por outro ser, podem mover-se rapidamente e em silêncio. Já quando estão sendo observados se tornam “presos quanticamente”, ocupando uma posição única no espaço e se tornando pedra. Neste estado, elas ficam congeladas.
Claro que os personagens da série são muito assustadores, mas o paralelo está no fato de, assim como o Efeito Zenão, congelarem-se ao olhar do observador, podendo mover-se apenas com o desviar do olhar daquele que o observa.
Quem foi Zenão de Eleia
Zenão de Eleia foi um filósofo pré-socrático da Grécia Antiga. Apaixonado pela filosofia do mestre Parmênides de Eleia, defendeu de modo apaixonado a filosofia de seu mestre.
Seu método consistia em elaborar paradoxos sem confrontar diretamente as teses que discordava. Desta forma ele não pretendia refutar as teses que combatia, e sim, mostrar os absurdos daquelas teste. Acredita-se que Zenão criou cerca de quarenta destes paradoxos, todos contra a multiplicidade, a divisibilidade e o movimento (que nada mais são que ilusões, segundo a escola eleática). Um de seus paradoxos mais complexos baseava-se em provar que o movimento não existe. Dentro desse contexto, existe o paradoxo da flecha imóvel que consiste em afirmar que uma fecha em voo está a qualquer instante em repouso.
Como a Ansiedade pode interferir na Manifestação dos seus Desejos
[su_quote]Solta que Vem![/su_quote]
Provavelmente em algum momento na sua vida, você já ouviu a frase acima. E sim, ela tem fundamento!
Como vimos no artigo de hoje, quanto mais ficamos “em cima” do nosso desejo tentando controlá-lo, mais o estagnamos. A ansiedade gerada para a manifestação do desejo demonstra a falta de fé em sua concretização.
“Soltar” é ter a certeza de que aquilo já é seu. Se você não tira o olhar do seu desejo permitindo que tudo flua, ele ficará estagnado. Não ver “as coisas acontecerem” possivelmente gerará ansiedade, e a ansiedade gerará mais ansiedade.
Exemplo:
Imagine que faltam apenas cinco minutos para você ir para casa depois de um dia longo de trabalho. Sua ansiedade está nas alturas, portanto organiza sua mesa, pega a bolsa, fecha os softwares do computador e fica olhando para o relógio. Não parece que ele pára, e o tempo insiste em não passar?! É como se os cinco minutos se tornassem uma hora… Agora experimente desviar o olhar para falar com o colega da mesa ao lado e tchan tchan tchan… se passarão dez minutos rapidamente!
Lembre-se de que a ansiedade é gerada pela falta de confiança (ou seja, o medo de que aquilo que você tanto deseja não se concretize). Pela Lei da Atração, medo atrai mais medo e ansiedade atrai ansiedade. Se você solta, indica que confia. Sabe que aquilo já é seu. É esta confiança necessária para a manifestação de qualquer desejo através da Lei da Atração.
Vídeo ensinando o Efeito Zenão (Professor Hélio Couto)
Caso tenha ficado dúvidas, assista abaixo a excelente explicação do professor Hélio Couto entorno do Efeito Zenão (Soltar para Atrair):
[rock-convert-pdf id=”9200″]
E você…
Já tinha ouvido falar do Efeito Zenão?! Costuma soltar seus desejos?! Gostou do artigo de hoje? Escreva nos comentários! Vou AMAR saber! 😉
Gratidão enorme por assistir até aqui. Até o próximo artigo!
4 Comments
Se assim o fosse no mundo não teriam pobres muito menos doentes.
Você já ficou este princípio em vc mesmo e se tornou rica ou ainda a quanto tempo vc não adoece
Muito bom sua explicação! Amei , vou fazer um esforço agora pra não ficar ansioso quando meus pedidos forem soltos pro universo. Gratidão pelo seu texto, Jéssica!❤️
[…] perguntando quando receberá a mensagem atrapalhará o processo, pois gerará o efeito zenão. Ao contrário disso, se sinta tranquilo e deixe […]
[…] entre em ansiedade, nem remoa o pedido. Caso contrário poderá gerar o efeito zenão criando resistência. Isso prejudicará o […]