Conheça agora, as mandalas e seus significados!
As mandalas e seus significados
A palavra mandala em sânscrito, significa “círculo” ou “completude“. Ela também possui outros significados como círculo mágico ou concentração de energia.
Geralmente encontrada em forma de diagramas geométricos, em diversas culturas e até na natureza, a mandala é uma espécie de yantra circular (instrumento, meio, emblema) que simboliza o universo. Ela é também, universalmente o símbolo da integração e da harmonia.
As primeiras Mandalas
As primeiras mandalas de que se tem registro são do século VIII e podem ser vistas em diversas culturas antigas. Elas eram usadas por budistas, hindus, tibetanos, e nativos americanos em prática de oração, meditação e cura.
Na sociedade ocidental, elas podem ser encontradas com facilidade compondo vitrais de igrejas católicas, além de fazerem parte da arte sacra que se destacou no final da Idade Média, do século XVI ao XVIII.
Hoje em dia as mandalas são muito usadas como objeto de decoração, sendo associadas ao equilíbrio e à harmonia, mas também à eternidade, por seu formato circular.
As Mandalas e Seus Significados | Modelos de mandalas
Existem diversos modelos de mandalas, e para cada modelo, um simbolismo. Veja alguns exemplos abaixo:
Circular
O círculo é o arquétipo da totalidade e do eterno. Presentes em grande parte das mandalas, são capazes de criar o campo de vibração, transmitindo energia e hipnotizando os olhos que os veem.
Quadrada
As figuras quadradas representam as realizações, a matéria, a estrutura, o equilíbrio e tudo o que esteja relacionado à organização e estabilidade.
Triângulo
O triângulo na mandala simboliza o homem em sua busca espiritual. Este elemento também é muito encontrado nas mandalas.
Pentágono ou Pentagrama
Tem a função de transmitir vibrações leves e renovadoras, simbolizando a mudança e as transformações. No caso da estrela de cinco pontas, esta tem relação com a magia e a alquimia, emanando liberdade de ação e pensamentos.
Hexágono
Representa uma busca no ambiente familiar, diante de seus apegos e desapegos.
Curvas
Ativam o lado emocional.
Retas
Ativam o lado racional.
As Mandalas na Natureza
A mandala está presente também, na natureza. Ela pode ser encontrada, por exemplo, no girassol e nos anéis das árvores, cujos espirais representam o Universo.
Veja abaixo algumas imagens de mandalas encontradas na natureza:
Você Também Poderá Gostar:
- Como Fazer um Diário do Autoconhecimento | Desenvolvimento Pessoal
- O que escrever no Diário do Autoconhecimento – Várias Ideias
- Músicas Zen para Você Ouvir e se Sentir Muito Bem
Mandalas coloridas: Os significados das cores nas mandalas
Vaja abaixo algumas das cores encontradas nas mandalas, e seus significados:
█ Vermelho: A cor da paixão, sensualidade e sexualidade. No emocional, promove estímulos, afasta sentimentos de depressão e desânimo. Se aplicada em uma Mandala, pode contribuir para tirar o sono ou promover irritabilidade.
█ Amarelo: Age diretamente sobre os processos mentais. A cor promove a inteligência, auxiliando em processos criativos e capacidades de raciocínio.
█ Laranja: O laranja restaura e regenera, sendo ela a tonalidade da coragem, trazendo a capacidade de reconstruir-se após um processo de destruição. A cor laranja também está associada à sociabilidade, animação, bom humor e impulso.
█ Verde: Esta cor é capaz de acalmar e equilibrar trazendo paz. O verde energiza o corpo e a alma, principalmente quando se está presente em uma Mandala.
█ Azul: Além de promover o equilíbrio, o azul é a cor da paciência e da serenidade. Na Mandala, pode auxilia-lo para combater a insônia e o estresse. Também está associada à esperança, confiança, sabedoria e positividade.
█ Índigo: Ameniza pensamentos negativos e obsessores. A cor índigo é uma poderosa aliada para proporcionar o equilíbrio energético, bem como processos intuitivos e de proteção.
█ Violeta (ou Lilás): Esta cor é indicada para quem se encontra descrente ou com sua espiritualidade abalada. As cores Lilás ou Violeta são capazes de limpar e isolar os ambientes onde estiver presente através da Mandala.
█ Rosa: Cor do amor e da afetividade. O rosa trabalha em prol da união, permitindo maiores chances de harmonia entre relacionamentos pessoais e profissionais.
█ Dourado: A cor dourada está associada ao dinheiro, sucesso, dignidade e honra.
█ Preto: A cor preta transmite elegância, formalidade e um pouco de mistério.
[su_note note_color=”#ffffff” radius=”1″]
Clique Aqui e Assista a Aula Gratuita: Como você pode e deve observar as mandalas e a sua utilização nas práticas meditativas[/su_note]
O Poder terapêutico das mandalas e a arteterapia
Para o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, a Mandala é uma representação gráfica do centro (self). Ele estudou com profundidade a simbologia das mandalas e as descreve como personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade dos pacientes em seu processo de individualização.
Jung relacionou a simbologia universal do círculo e da representação simbólica da psique com as funções de conservação da ordem psíquica, tomada de consciência, integridade e criação.
Na arteterapia, durante a criação da mandala, são trabalhados os dois lados do cérebro: O esquerdo que é o “racional”, lado ao qual analisamos e pensamos, e o direito, responsável pela imaginação, associações e conexões com os sentimentos.
Durante a criação da mandala são trabalhados os sentidos físico, emocional e energético. O físico promove o bem-estar, relaxamento e previne o estresse. O emocional pode trabalhar conteúdos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois o trabalho com Mandalas pode sinalizar eventos que aconteceram, ou que estão ocorrendo e os que estão para acontecer.
Além disso, o formato circular, facilita a concentração e a direção do criador a um único foco, permitindo “desligar” seu cérebro de outros pensamentos.
O ato de concentrar sua atenção em um ponto, produz um relaxamento geral em seu corpo, com sua respiração se aprofundando e sua freqüência cardíaca abrandando.
A mandala também é utilizada em práticas de yoga, como um suporte para a meditação ou como imagem para ser visualizada mentalmente. Para os praticantes, ela é capaz de organizar as energias e forças internas.
Dica Super Especial pra Você!
Já Pensou em Aprender a Criar suas Próprias Mandalas?
No Curso Online Mandalas e Yantras do renomado Otávio Leal (Dhyan Prem) e Danielle Alcântara você aprenderá a utilizar e ativar o Poder das Mandalas!
Neste Curso 100% online você descobrirá toda a simbologia e poder dessa ferramenta terapêutica. Com conteúdo aprofundado e didático, preparado especialmente para iniciantes, você poderá desenvolver sua criatividade, equilíbrio, concentração e foco.
Clique aqui ou no botão abaixo e saiba mais! 😉
[su_button url=”https://hotm.art/curso-online-mandalas” target=”blank” style=”flat” background=”#0bd851″ color=”#ffffff” size=”9″ center=”yes” radius=”20″ icon=”icon: arrow-right” icon_color=”#fcd900″]QUERO APRENDER COMO FAZER MANDALAS![/su_button]
E Você… Já conhecia as Mandalas e seus Significados?
Lembre-se de compartilhar este artigo nas suas redes sociais ou com aquele amigo que adora mandalas!
Gostou do conteúdo do blog e quer ser avisado sempre que sair uma novidade por aqui, em primeira mão?! Então clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram. Enviarei pessoalmente, uma notificação pra você! 😉
Deixe nos comentários também, o que você não sabia sobre as mandalas e seus significados, e o que você mais gostou!
Gratidão enorme e até o próximo artigo!
[su_note note_color=”#ffffff” radius=”1″] Créditos:
4 Comments
Gostaria de saber sobre as mandalas que são feitas em alguma partes do corpo, se elas tem um significado próprio
[…] no autoconhecimento, são bem variados: Tem Lei da Atração, EFT e até Mandalas para que você possa usar a criatividade que há dentro de você e cocriar um […]
[…] As Mandalas e seus Significados – Saiba tudo sobre elas! […]
Boa noite! Seria possível eu receber no meu e-mail o ebook sobre as 12 mandalas? Cliquei no link mas não está mais disponível. E me interessei muito pelo assunto. Obrigada