Como você se sente quando pensa em dinheiro? Sente que tem mais do que necessita, ou tem a sensação de que ele é escasso, e na primeira semana de pagamento já está sem um único real no bolso?
E se eu te disser que para mudar esta realidade Você terá que mudar as suas crenças e ter uma mentalidade de abundância? No artigo de hoje falaremos sobre…
- A diferença entre ter uma mentalidade de abundância e mentalidade de escassez (com exemplos)
- A mentalidade de abundância na Lei da Atração
- O que são as crenças limitantes e como são adquiridas
- Exemplos de crenças que podem impedir você de enriquecer
- A Mentalidade de escassez na Bíblia
- A prosperidade financeira e a Bíblia segundo Neville Goddard (O Despertar da Consciência)
- Como acabar com a crença de escassez para finalmente prosperar financeiramente
- Como algumas Crenças podem Impedir você de Prosperar com a Lei da Atração
- Crenças, sentimentos e Vibrações
- Todas as Crenças são limitantes?
- Como identificar uma crença limitante?
- Como Eliminar uma crença limitante? (com passo a passo)
- Como transformar sua mentalidade (hábitos simples para implementar)
- Autores que Prosperaram após a Mudança de Mindset
Vamos lá!?
Mentalidade de Abundância vs Mentalidade de Escassez
A mentalidade de abundância é a crença de que há o suficiente para todos e que é possível ter tudo o que se deseja na vida, incluindo riqueza financeira. Esta mentalidade difere da mentalidade de escassez, que é a crença de que há pouco para todos e que é necessário competir com os outros para conseguir o que se quer.
Exemplos de Pensamentos de Escassez e Pensamentos de Abundância
Pensamentos Comuns na Mentalidade de Escassez | Pensamentos Comuns na Mentalidade de Abundância |
---|---|
“Nunca tenho o suficiente.” | “Há mais do que suficiente para todos.” |
“É muito difícil conseguir isso.” | “Há oportunidades em todo lugar, basta procurar.” |
“O sucesso é para poucos.” | “O sucesso é uma possibilidade para qualquer um que acredite nele.” |
“Nunca tenho dinheiro para nada” | “Sempre encontro maneiras de aumentar minha renda e administrar melhor meu dinheiro.” |
“Não tenho dinheiro” | “Eu estou trabalhando para melhorar minha situação financeira.” |
“Está tudo muito caro” | “Eu busco maneiras criativas de lidar com os custos e encontrar alternativas acessíveis.” |
A Mentalidade de Abundância e a Lei da Atração
O Universo é próspero, e tudo – inclusive o dinheiro – é energia! Quando você entende isso e entra em ressonância vibracional com a prosperidade, acaba inevitavelmente atraindo mais prosperidade para a sua realidade!
“-E como entrar em ressonância vibracional com o dinheiro?” Através de uma mentalidade de abundância!
Quando você se concentra na falta, acaba gerando uma vibração correspondente, e é essa vibração que se manifestará na sua realidade, atraindo mais situações, coisas e pessoas que promovam a escassez na sua vida!
Mesmo que tenha pouco, se prefere se focar no sentimento de gratidão pelo que tem, acaba enviando um sinal poderoso para o universo, manifestando mais prosperidade através da Lei da Atração!
O que Wallace D. Wattles diz sobre a Mentalidade de Abundância
De acordo com Wallace D. Wattles, no livro “A Ciência de Ficar Rico” (que inspirou o Best-seller O Segredo, de Rhonda Byrne), a mentalidade de abundância é crucial para alcançar a riqueza financeira. Quem acredita na escassez, ao invés de atrair riqueza, acaba atraindo a falta de recursos, já que vibra o tempo todo na falta – o que, pela Lei da Atração, atrai mais do mesmo. Já a mentalidade de abundância permite ao indivíduo enxergar oportunidades, ser criativo, ousado em suas ações e investimentos financeiros, além de emitir um sinal claro para o Universo, de que é prospero – atraindo mais pessoas e situações que promovam o seu sucesso financeiro.
Pessoas com mentalidade de abundância também costumam ser mais generosas e doam parte de sua riqueza, o que aumenta ainda mais a sua prosperidade. Quando se tem a crença de que há o suficiente para todos, não há medo de perder ou faltar recursos, e isso permite que o indivíduo se torne mais generoso e aberto ao compartilhar sua riqueza com os outros, vibrando na abundância. Quando doamos algo, emitimos para o universo, um sinal poderoso de prosperidade, e através da Lei da Atração, atraímos mais do mesmo.
No livro, Wattles também destaca a importância de acreditar em si mesmo e em sua capacidade de alcançar a riqueza financeira. Ele afirma que é preciso ter confiança em si mesmo e acreditar que é possível alcançar a riqueza financeira para torná-la realidade.
Obs: O livro “A Ciência de ficar Rico” foi a fonte de inspiração para o documentário “O Segredo”, dirigido por Rhonda Byrne, e é considerado um dos primeiros livros a explicar de forma simples e objetiva os princípios da Lei da Atração. Ele é a base para os sucessos literários de autores como Napoleão Hill (autor de “Quem pensa enriquece”, “Mais Esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso”), T. Harv Eker (“Os segredos da mente milionária”), Joseph Murphy (“Como atrair dinheiro”), Tony Robbins (“Poder sem limites: A nova ciência do sucesso pessoal”) entre outros. Caso você queira se aprofundar no aprendizado deste livro para alcançar a prosperidade, clique aqui
Como acabar com a crença de escassez?
Se você já fez de tudo para prosperar, mas não consegue sair do lugar, ou quando conquista algo, logo em seguida perde – pode possivelmente ter alguma crença de escassez implantada em seu subconsciente. Para conseguir prosperar, inevitavelmente precisará identificar esta crença e trabalhá-la internamente. Falaremos sobre isso agora:
Superando Crenças Limitantes para Alcançar a Prosperidade
O Que São Crenças Limitantes?
Provavelmente você já ouviu falar em Crenças Limitantes, mas talvez não faça ideia do que sejam elas, ou como podem prejudicar você no momento de “alcançar voos mais altos”.
Crenças limitantes são pensamentos e interpretações que você toma pra si como verdadeiros, mas que no fundo são falsos ou pelo menos não são verdades absolutas.
Estas crenças podem surgir a qualquer momento, e te impedem de ter mais saúde, relacionamentos melhores, mais prosperidade (…) isso porque muitas vezes a crença limitante faz com que você perceba a sua realidade de uma forma reduzida. Logo mais darei exemplos, e ficará mais claro sobre o quê estamos falando.
Como as Crenças são adquiridas?
As crenças limitantes podem ser adquiridas de algumas formas:
- Figuras de autoridade: A partir de coisas que você ouviu de outras pessoas (pastor, padre, mãe, pai, imprensa, médicos, amigos, professores…);
- Forte Emoção: A partir das experiências de sofrimento que você viveu (como uma traição, por exemplo);
- Observação: A partir das experiências de outras pessoas as quais você observou;
- Repetição: A partir de algo que você ouviu ou disse muitas vezes (uma criança que ouve diariamente de seus pais, de que ele não é amado, por exemplo – ou uma pessoa que vive repetindo para si mesma que “é burra“, “não aprende fácil“, etc.)
Exemplos de crenças que podem impedir você de enriquecer
Você deseja enriquecer ou adquirir ainda mais dinheiro, mas parece que “as coisas não vão para frente”? Está sempre se auto-sabotando?! Consegue chegar em um patamar X, mas acaba sempre perdendo tudo e voltando para a estaca zero?! Não acredita realmente que possa enriquecer?!
Pois bem… Como já mencionei antes, há uma grande probabilidade de ter uma crença limitando você de alcançar o sucesso. Mesmo que agora venha a voz interna dizendo “-Poxa… Claro que não… Eu quero MUITO ficar rico!“, grande parte de nossas crenças ficam à nível do subconsciente, ou seja… Você nem imagina que elas estão lá!
Muitas pessoas dizem desejar ser ricas, por exemplo, mas na verdade possuem internamente crenças profundas relacionadas ao dinheiro: “Todo rico é ladrão“, “Se eu enriquecer, as pessoas só se aproximarão de mim com interesse no meu dinheiro“, “Dinheiro não traz felicidade” – Estas são algumas das crenças limitantes mais comuns.
Existem crenças que surgem ainda na infância, ao ouvirem seus pais dizerem que “dinheiro não cresce em árvore”, ou já na fase adulta, em um momento de dificuldade financeira. Há também, aqueles que ouvem na TV sobre a crise no Brasil, e levam-na para a casa transformando-a em uma realidade em sua vida.
Veja abaixo, exemplos de crenças (conscientes ou inconscientes) que podem impedir você de enriquecer:
- “O sucesso é apenas para os sortudos.”
- “Dinheiro é a fonte de todos os problemas.”
- “Eu nunca terei dinheiro suficiente.”
- “Eu não mereço ser rico.”
- “As pessoas ricas são desonestas ou corruptas.”
- “É egoísta querer ganhar muito dinheiro.”
- “Eu não tenho as habilidades necessárias para ganhar muito dinheiro.”
- “O sucesso é limitado e há uma quantidade fixa de riqueza disponível.”
- “Não é justo eu prosperar em um país/estado/cidade repleto de pobreza.”
- “Meus pais batalharam muito e continuaram pobres. Ficariam desolados se eu prosperasse mais que eles.”
- “Nasci pobre, vou morrer pobre.”
- “Quando alguém enriquece, não tem mais tranquilidade.”
- “Prefiro ser pobre e honrado.”
- “A riqueza só atrai sanguessugas. Não vou poder mais confiar em ninguém.”
- “Só vou conseguir enriquecer se trabalhar muito.”
Mentalidade de Escassez na Bíblia
Os Ricos não vão para o Céu?
Existem pessoas, por exemplo, que inconscientemente acreditam que se forem ricas não terão a aprovação de Deus, e não entrarão nos reinos dos Céus:
Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Pois mais fácil é passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus
(Lucas 18:24-25)
Muitos ao ouvirem a citação acima criam a crença de que não devem enriquecer, afinal, não desejam a desaprovação de Deus. Levam as palavras ao pé da letra e mesmo que racionalmente digam que desejam ser bem sucedidos, acabam se auto-sabotando.
Mas nem tudo é como parece, e há uma explicação contextual deste trecho da Bíblia. Veja abaixo a explicação do Dr. Lair Ribeiro:
Saia do Nível da Pobreza
Neville Goddard, autor do maravilhoso livro O Despertar da Consciência nos trouxe um capítulo muito rico falando sobre a riqueza, a pobreza e as palavras da bíblia. Também desejo compartilhar com você:
É impossível para o homem pobre encontrar riqueza neste mundo, não importa o quanto ele esteja cercado por ela, até que primeiro ele declare-se ser rico. Pois as evidências sucedem, elas nunca precedem.
Ficar frequentemente murmurando e reclamando das limitações da pobreza, enquanto se permanece pobre em consciência, é o hábito dos tolos. As mudanças da vida não podem ser realizadas neste nível de consciência.
Siga o exemplo do filho pródigo. Perceba que você, sozinho, chegou a essa condição de perda e escassez, e tome a decisão dentro de si para se elevar a um nível maior, onde o novilho gordo, o anel e o manto, aguardam a sua reivindicação.
Não houve nenhuma condenação para o filho pródigo quando ele teve a coragem de reivindicar a herança que era dele. As outras pessoas nos condenarão apenas enquanto nós continuarmos a condenar a nós mesmos. Então, “Assim, seja qual for a tua doutrina a respeito destes assuntos, guarda-a com convicção entre ti mesmo e Deus. Bem aventurado aquele que não se condena naquilo que aprova. (Romanos 10, versículo 12)”. Pois a vida nada condena, tudo ela manifesta.
A vida não se importa se você se considera ser rico ou pobre, forte ou fraco. Ela te recompensará eternamente com aquilo o que você afirmar como verdade sobre si mesmo.
Neville Goddard, livro O Despertar da Consciência, pag. 48 e 49
Livro O Despertar da Consciência
A Edição Especial O Despertar da Consciência, de Neville Goddard contempla sete livros do autor.
Como algumas Crenças podem impedir você de Prosperar com a Lei da Atração
Há uma frase que diz:
“você não atrai o que você quer. Você atrai o que você é!“
Não adianta você gritar aos quatro cantos que deseja enriquecer, ganhar na loteria ou ficar milionário com o seu empreendimento se no fundo você não acredita que isso é possível. Há ali, a crença limitante de que você não é capaz. E essa crença poderá barrar você.
Mesmo com visualizações e outras técnicas de Lei da Atração, você terá dificuldade de atrair a riqueza, pois o que será emanado é o que sente e não o que diz pela boca.
Tudo é energia, inclusive seus pensamentos. Cada pensamento tem uma carga vibrátil que será emitida, atraindo mais desta mesma vibração.
As crenças geralmente estão conectadas aos sentimentos, e os pensamentos são portadores de imagens e vibrações específicas que percebemos através de nossos sentimentos (conforme já mencionei outras vezes neste blog, nossos sentimentos são como bússolas).
Quando os seus pensamentos consistem numa crença limitante, você fica constantemente emitindo uma vibração negativa. Essa vibração impede que você atraia o seu desejo. A frase “Tenho que trabalhar duro para conseguir dinheiro“, por exemplo, emite uma vibração de dificuldade, e você sempre terá que trabalhar muito para conquistar qualquer coisa. Além disso, se estiver sentindo-se escasso falta, e esta atrairá mais escassez, ao invés de abundância.
O Dr. Joseph Murphy no livro O Poder do Subconsciente diz que todas as suas experiências, acontecimentos, condições e atos são produzidos pela mente subconsciente como reação ao que você pensa.
Lembre-se: Não é aquilo em que você acredita, mas a crença que está na própria mente, que traz o resultado.
Deixe de aceitar as falsas crenças, as opiniões e superstições e os medos que assolam a humanidade. Comece a acreditar nas certezas e verdades eternas da vida, que jamais mudam. Acredite em você!
Crenças, sentimentos e vibrações
Lembre-se de um momento específico em que tenha ficado com raiva de algo, e me responda: O que lhe vem à mente? O que você sente? E se o pensamento for para um momento em que tenha se sentido alegre… O que lhe surge?
Quando você começa a compreender a base se seus sentimentos, torna-se capaz de compreender conscientemente o que está liberando em termos vibratórios.
Cada pessoa é um concentrador de energia e pré-estabelece crenças que detêm vibrações. As suas vibrações atrairão energias semelhantes, e sendo assim, se você tem a crença de baixa autoestima, emitira essa energia atraindo pessoas e situações que reforçarão esse sentimento.
Muitas pessoas criticam os que vivem bem, os que vivem em abundância, os que acumulam terras, dinheiro e coisas, e essa crítica e sintomática dos seus próprios hábitos de carência. Eles querem se sentir melhor, criticando os que vivem bem de maneira incidente, limitando os seus objetivos – mas nunca se sentirão melhor, porque a atenção que dedicam à carência perpetua a própria carência em todo lugar para onde olhem. Eles não se sentiriam desconfortáveis em ver a realização de outra pessoa se esse desejo pela mesma realização também não estivesse presente neles próprios. E essa crítica que mantém muitas vezes viva dentro de si serve unicamente para mantê-los na discórdia vibracional em relação ao que querem.
Esther e Jerry Hicks, livro Dinheiro atrai Dinheiro, pag. 115
Todas crenças são limitantes?
Nem todas as crenças são limitantes. A crença por si só, é a ação de crer/acreditar em algo. Se você crê em coisas positivas terá comportamentos equivalentes.
Se você tem a crença de que a vida é cheia de oportunidades, por exemplo, terá uma atenção seletiva e um modo de agir e pensar que ressoe a crença interna.
Crenças quando positivas podem fazê-lo crescer, enquanto crenças limitantes limitarão seus pensamentos e atitudes fazendo-o permanecer ali na zona de conforto, longe das barreiras que a mente considera “perigosas”.
Como identificar uma crença limitante?
Uma forma de identificar uma crença limitante é observar-se. As crenças limitantes geralmente são encontradas depois que você pronuncia a palavra porque, como na frase “Não posso porque...”.
Exemplos de Crenças limitantes:
Veja abaixo alguns exemplos de crenças limitantes:
- Eu gostaria de ser bem sucedido, mas não posso porque ninguém da minha família é.
- Eu gostaria de terminar os meus estudos, mas não posso porque não tenho mais idade;
- Eu gostaria de ser rico, mas não posso porque nasci em uma família pobre;
- Eu gostaria de encontrar um companheiro ideal, mas não posso porque sou muito tímida;
- Eu gostaria de aprender a dançar, mas não posso porque “não levo jeito para a coisa”
Como Eliminar Crenças Limitantes?
Existem inúmeras técnicas que podem auxiliar você no processo de eliminação de crenças limitantes. Uma destas técnicas é utilizar o que Michael J. Losier chama de Afirmações que Permitem.
Sempre que se pegar expressando uma crença limitadora (ou tendo dúvidas), você pode usar essa fórmula para ajudá-lo a criar uma Afirmação que Permite e, com ela, você será capaz de reduzir ou eliminar a sua dúvida.
Michael J. Losier, livro A Lei da Atração, pag.128
O objetivo de usar afirmações, é reduzir ou eliminar suas dúvidas, trocando crenças que limitam você, por outras que lhe trarão bem-estar e abertura para o recebimento e concretização de qualquer coisa.
Lembre-se de que uma crença limitante é simplesmente um pensamento repetitivo que você fica reproduzindo incessantemente, e que, portanto, qualquer crença pode ser modificada.
Sempre que você se pegar expressando uma crença limitante (ou tendo dúvidas), poderá usar essa técnica. Ela lhe permitirá ressignificar uma crença (reduzindo ou eliminando a sua dúvida), mudando assim seu campo vibracional e permitindo-se receber.
Siga o passo a passo abaixo para Reprogramar a sua Mente através das ‘Afirmações que Permitem’:
01: Identifique a Crença Limitante:
Esse exercício será posto em prática sempre que você se pegar dizendo ou pensando coisas como: “Não posso ter isso porque…” ou “Isso não vai acontecer comigo porque…” – Estas são suas crenças limitantes, e serão elas que deverão ser trabalhadas internamente. Faça uma lista com essas frases.
Exemplo: Gostaria de abrir o meu negócio, mas não posso porque já estou com cinquenta anos!
02: Pergunte a si mesmo:
“-Neste momento, existe alguém fazendo o que eu quero fazer ou tendo o resultado que eu quero ter?“
Se a resposta for afirmativa, pergunte-se quantas pessoas estavam fazendo isso hoje, ontem, na semana passada, no mês passado, no ano passado.
Exemplo:
Pergunta: Há alguém da minha idade neste planeta que tenha aberto o seu próprio negócio?
Resposta: Há.
Pergunta: Então, quantas pessoas fizeram isso hoje? Ontem? Na semana passada? No mês passado? No ano passado?
03: Escreva a sua Afirmação em um papel:
Escreva as suas afirmações em termos gerais (na 3° pessoa) porque a referência direta a você pode gerar mais dúvidas. Cuide para que as afirmações sejam plausíveis.
Exemplo de Afirmação: Neste exato momento, há centenas de pessoas na casa dos cinquenta que estão abrindo seus negócios e administrando-os com sucesso. Há milhões de pessoas com cinquenta anos ou mais que são donos de negócios bem-sucedidos.
OBS: Não esqueça de escrever a afirmação em termos gerais (na terceira pessoa) pois referência direta a você mesmo poderá gerar mais dúvidas!
04: Leia a sua Afirmação:
Sempre que possível, leia a sua afirmação. Ao ler suas afirmações, nutrirá seu subconsciente com novas crenças substituindo as anteriores por outras novas e encorajadoras crenças.
No início talvez sua mente crie barreiras dizendo coisas como “-Que besteira!” ou “-Não vai dar certo!”, mas continue. Aos poucos a nova crença será absorvida pelo seu subconsciente e o exercício se tornará leve. Quando perceber, já estará com novas e poderosas crenças.
Dica Importante
É muito importante nutrir sua mente com boas referências. Seja com livros, artigos de blogs ou vídeos.
Observe racionalmente tanto seus pensamentos quanto seus sentimentos. Olhe para a sua vida e responda: “-Ela está exatamente como você gostaria que estivesse?” – Caso a resposta seja negativa, é sempre tempo de mudar!
Reserve um momento durante seu dia para assistir vídeos de pessoas inspiradoras. Coloque boas sementes na sua mente subconsciente, e sempre que possível, racionalmente acrescente crenças que te façam crescer. Sua mente é muito mais poderosa do que você pensa!
Como Transformar sua Mentalidade
Agora que entendemos como identificar e trabalhar suas crenças limitantes, vamos compreender como transformar a Mentalidade de Escassez para a Mentalidade de abundância. Há alguns pequenos hábitos e atitudes que ajudarão você a manter-se no mindset correto. É importante também, entender que mudar a mentalidade é um processo gradual e que exige tempo e dedicação. Aqui estão algumas dicas:
1 – Mantenha uma Atitude Positiva
Pensar positivamente, é uma parte importante da mudança de uma mentalidade. O pensamento positivo envolve concentrar-se nas coisas boas e no sucesso financeiro, em vez de se concentrar nas coisas negativas ou no fracasso.
Aqui estão algumas dicas para pensar positivamente:
- Tenha uma atitude positiva: Focar-se nas coisas positivas e ter uma atitude positiva em relação à vida e ao dinheiro ajuda a atrair mais coisas positivas
- Foque nas soluções em vez dos problemas: em vez de se concentrar nos problemas financeiros, enfoque nas soluções para resolvê-los
- Visualize o sucesso financeiro: imagine-se alcançando seus objetivos financeiros e tenha pensamentos positivos em relação a eles
- Seja otimista: tenha fé em seu sucesso financeiro e acredite em si mesmo
- Seja grato: a prática da gratidão é uma forma poderosa de aumentar o pensamento positivo e atrair mais abundância para sua vida
Pensar positivamente pode ajudá-lo a criar um caminho para o sucesso financeiro e atrair mais abundância. Além disso, o pensamento positivo pode aumentar sua felicidade e bem-estar emocional.
2 – Pratique a Gratidão Diariamente
Praticar a gratidão, é uma forma importante de mudar de uma mentalidade de escassez para uma mentalidade de abundância. A gratidão é o ato de reconhecer e apreciar as bênçãos e recursos presentes em sua vida, sejam eles financeiros ou não.
Aqui estão algumas dicas para praticar a gratidão:
- Mantenha um diário de gratidão: escreva diariamente pelo menos três coisas pelas quais você é grato, como saúde, amigos e trabalho
- Se concentre nas coisas boas: em vez de se concentrar nas coisas que faltam em sua vida, se concentre nas coisas boas que você tem
- Seja grato por pequenas coisas: não importa o tamanho, tenha gratidão pelas pequenas coisas positivas em sua vida, como um sorriso de um estranho ou uma refeição quente
- Compartilhe sua gratidão: compartilhe sua gratidão com outras pessoas, seja por palavras ou ações, e veja como isso pode aumentar sua gratidão ainda mais
A prática da gratidão pode mudar a perspectiva sobre sua vida, além de ajudá-lo a ver a abundância ao seu redor. Quando você se concentra nas coisas boas em sua vida e tem gratidão por elas, você atrai mais coisas positivas. Além disso, a gratidão pode aumentar sua felicidade e bem-estar emocional.
3 – Visualize o Sucesso Financeiro
Visualizar o sucesso financeiro, é uma técnica poderosa para mudar de uma mentalidade de escassez para uma mentalidade de abundância. A visualização consiste em imaginar-se atingindo seus objetivos financeiros e de vida, sentindo as emoções positivas e as sensações físicas que viriam junto.
Aqui estão algumas coisas a se considerar ao visualizar o sucesso financeiro:
- Seja específico: imagine detalhadamente o que você quer alcançar, quanto dinheiro você tem, onde você está, o que você está fazendo, com quem você está etc.
- Sinta as emoções positivas: permita-se sentir as emoções positivas que viriam com o sucesso financeiro, como felicidade, gratidão e realização.
- Visualize com frequência: faça a visualização com frequência, de preferência todos os dias, para fixar a imagem em sua mente.
- Acredite na visualização: acredite que é possível alcançar seus objetivos financeiros e permita-se acreditar que já os alcançou.
A visualização pode ajudar a mudar sua mentalidade, alinhar suas ações com seus objetivos e atrair oportunidades positivas para sua vida. Ao visualizar o sucesso financeiro, você pode aumentar sua motivação e confiança para alcançar tudo o que deseja para a realidade.
4 – Adote uma Postura de Crescimento e Aprendizado
Adotar uma postura de crescimento e aprendizado, é importante para mudar para uma mentalidade de abundância. Isso envolve estar sempre em busca de aprender e crescer, tanto financeira quanto pessoalmente. Aqui estão algumas dicas para adotar uma postura de crescimento e aprendizado:
- Esteja aberto a novas ideias: esteja disposto a considerar novas formas de pensar e agir para atrair mais prosperidade financeira
- Aprenda constantemente: busque conhecimento e aprenda continuamente sobre finanças, investimentos, administração de dinheiro, etc.
- Seja proativo: não espere que as coisas aconteçam, tome medidas ativas para alcançar seus objetivos financeiros
- Seja flexível: esteja disposto a mudar sua abordagem se o que está fazendo não estiver funcionando
- Desenvolva suas habilidades: trabalhe em suas habilidades e fortalezas financeiras, como gerenciamento de dinheiro, orçamento, investimentos, etc.
Adotar uma postura de crescimento e aprendizado é importante para o sucesso financeiro a longo prazo, pois permite que você adapte sua abordagem conforme as necessidades mudam e cresça continuamente como pessoa e como administrador de dinheiro. Além disso, a constante busca por conhecimento e habilidade pode ajudá-lo a se sentir mais confiante e capacitado em relação ao dinheiro.
5 – Seja Generoso com outras Pessoas e Coisas
Ser generoso com outras pessoas e coisas, é uma parte importante de ter uma mentalidade de abundância. Aqui estão algumas razões pelas quais ser generoso é importante:
- Atrai prosperidade: compartilhar suas riquezas, sejam elas financeiras ou de outro tipo, pode ajudar a atrair ainda mais prosperidade para sua vida.
- Melhora relacionamentos: ser generoso com outras pessoas pode melhorar suas relações, construir laços mais fortes e ajudar a criar um sentido de comunidade e conexão.
- Aumenta a felicidade: ajudar os outros e fazer uma diferença positiva na vida de alguém pode ser altamente gratificante e aumentar sua felicidade.
- Desenvolve compaixão: ser generoso com outras pessoas pode ajudar a desenvolver uma atitude mais compreensiva e compaixão em relação ao mundo.
- Fortalece a autoestima: ser generoso e fazer a diferença na vida de alguém pode fortalecer sua autoestima e aumentar sua confiança.
Ser generoso com outras pessoas pode ser uma parte importante da jornada para uma mentalidade de abundância, pois ajuda a criar uma atitude mais positiva e confiante em relação ao dinheiro e ao sucesso financeiro. Além disso, quando você é generoso e faz doações (indiferente do valor) com o intuito de abençoar outras pessoas, envia um sinal claro para o universo de que tem tanto, que pode compartilhar sem lhe fazer falta – emite um sinal forte de abundância!
6 – Enfrente e Supere Crenças Limitantes
Como já vimos neste artigo, nossas crenças influenciam nossas ações e decisões, e crenças limitantes podem impedir-nos de alcançar nossos objetivos financeiros e de vida.
Para mudar suas crenças limitantes, é necessário:
- Identificá-las: reconheça quais crenças estão limitando seu sucesso financeiro
- Questioná-las: questione se suas crenças são verdadeiras e baseadas em fatos ou se são apenas crenças limitantes
- Substituí-las por crenças mais positivas: enfoque em crenças que o ajudem a alcançar seus objetivos financeiros e de vida
- Reforce as novas crenças: pratique e repita as novas crenças até que se tornem parte de sua mentalidade
Mudar suas crenças limitantes é um passo importante para mudar para uma mentalidade de abundância e alcançar seus objetivos financeiros e de vida. Ao substituir crenças limitantes por crenças positivas e construtivas, você pode ter mais confiança em suas habilidades e recursos e estar mais aberto a novas oportunidades.
7 – Aprenda a Lidar com o Medo e a Incerteza
O medo e a incerteza são sentimentos comuns que podem nos impedir de alcançar nossos objetivos financeiros e de vida. Para mudar essa mentalidade, é preciso reconhecer esses sentimentos, entender suas origens e aprender a lidar com eles de maneira eficaz.
Algumas estratégias para lidar com o medo e a incerteza incluem:
- Aprender técnicas de respiração e relaxamento para lidar com a ansiedade
- Focar no presente e não se preocupar com o futuro incerto
- Enfrentar suas medos de frente, em vez de evitá-los
- Buscar apoio e conselhos de fontes confiáveis
- Visualizar o sucesso e as coisas positivas
- Mantenha-se informado e aprenda novas habilidades para se sentir mais seguro e capaz.
Lidar com o medo e a incerteza é uma parte importante de mudar para uma mentalidade de abundância e alcançar seus objetivos financeiros e de vida.
Autores que Prosperaram após a Mudança de Mindset
Existem diversos autores que transformaram a sua realidade após a mudança de mentalidade da escassez para a prosperidade. Confira alguns logo abaixo:
Rhonda Byrne
Rhonda Byrne é uma autora e produtora australiana amplamente conhecida por seu trabalho revolucionário no campo do pensamento positivo e da lei da atração. Sua jornada para se tornar uma figura influente no mundo do desenvolvimento pessoal é marcada por uma busca pessoal por respostas e uma transformação profunda em sua própria vida.
Nascida em Melbourne, Austrália, Byrne enfrentou desafios significativos em sua vida pessoal e profissional antes de descobrir os princípios que eventualmente a levariam ao sucesso. Em meados da década de 2000, Byrne estava passando por um período difícil, enfrentando dificuldades financeiras e emocionais, e buscava respostas para suas lutas.
Foi durante esse período de introspecção que Byrne teve um encontro crucial com um livro intitulado A Ciência de Ficar Rico (The Science of Getting Rich), de Wallace D. Wattles, que a introduziu ao conceito da lei da atração – a ideia de que nossos pensamentos e emoções moldam nossa realidade e que podemos manifestar nossos desejos através da energia positiva.
Inspirada por essa revelação, Byrne mergulhou profundamente no estudo da lei da atração e começou a aplicar seus princípios em sua própria vida. Ela descobriu que ao mudar sua mentalidade e focar em pensamentos positivos, ela podia atrair mudanças significativas e positivas em todas as áreas de sua vida.
Determinada a compartilhar essa descoberta com o mundo, Byrne começou a trabalhar no que se tornaria seu projeto mais conhecido: o livro “O Segredo”. Publicado em 2006, “O Segredo” se tornou um fenômeno global, vendendo milhões de cópias e inspirando pessoas em todo o mundo a transformar suas vidas através do poder do pensamento positivo e da manifestação consciente.
Além do livro, Byrne também produziu um filme, um documentário e lançou uma série de continuação e outros materiais relacionados ao tema do pensamento positivo e da lei da atração. Seu trabalho tem tocado milhões de pessoas em todo o mundo, oferecendo esperança, inspiração e orientação sobre como criar a vida dos sonhos através da mudança de mentalidade e da prática da gratidão e do pensamento positivo. Rhonda Byrne é uma prova viva do poder transformador da mente humana e do potencial ilimitado que reside dentro de cada um de nós.
Assista abaixo, ao podcast em que ela participou (dublado em português) no canal Lewis Howes em Português:
Bob Proctor
Bob Proctor é uma figura proeminente no campo do desenvolvimento pessoal e do pensamento positivo. Sua jornada rumo ao sucesso é inspiradora e exemplifica a transformação que pode ocorrer através da mudança de mentalidade.
Nascido em 1934 em Ontario, Canadá, Proctor cresceu em um ambiente modesto e enfrentou desafios financeiros desde cedo. Ele teve uma educação limitada e, aos 26 anos, estava endividado e insatisfeito com sua vida. No entanto, sua vida mudou quando ele teve acesso ao livro Pense e Enriqueça (Think and Grow Rich) de Napoleon Hill, um marco fundamental que despertou nele uma nova perspectiva sobre o poder da mente e do pensamento positivo.
Inspirado por Hill e determinado a mudar sua situação, Proctor mergulhou no estudo da mente humana, do sucesso e da abundância. Ele começou a aplicar os princípios de pensamento positivo em sua própria vida e logo viu resultados surpreendentes. Sua renda aumentou significativamente, ele superou suas dívidas e alcançou um nível de sucesso que anteriormente parecia inatingível.
Determinado a compartilhar seus insights e ajudar os outros a transformar suas vidas, Proctor se tornou um palestrante motivacional e um dos principais professores do livro “O Segredo”, que alcançou fama mundial. Ele fundou a empresa Proctor Gallagher Institute, através da qual ele oferece programas de treinamento e coaching para ajudar as pessoas a desbloquearem seu potencial máximo.
Ao longo dos anos, Bob Proctor influenciou milhões de pessoas em todo o mundo com suas palestras, livros e programas de treinamento. Sua mensagem central é que a chave para o sucesso e a abundância reside na mente humana e na capacidade de cultivar uma mentalidade de abundância. A história de Bob Proctor é um testemunho inspirador do poder da mente e da capacidade de transformação pessoal através da mudança de mentalidade.
Assista abaixo, ao podcast completo com a participação de Bob Proctor no Canal Lewis Howes (em português):
Napoleon Hill
Napoleon Hill é amplamente reconhecido como um dos pioneiros do movimento de desenvolvimento pessoal e sucesso pessoal. Sua vida e obra são um testemunho inspirador do poder da determinação, da perseverança e da busca pelo conhecimento.
Nascido em 1883 na Virgínia, EUA, Hill enfrentou inúmeras adversidades desde cedo. Apesar de crescer em uma família pobre, ele demonstrou uma mente inquisitiva e uma forte vontade de aprender. Sua vida mudou drasticamente aos 25 anos, quando recebeu uma oportunidade única de entrevistar Andrew Carnegie, um dos homens mais ricos e influentes de sua época.
Durante essa entrevista, Carnegie desafiou Hill a investigar e documentar os princípios que levam ao sucesso. Inspirado pelo desafio, Hill dedicou os próximos 20 anos de sua vida a estudar as vidas e carreiras de algumas das mentes mais brilhantes e bem-sucedidas de sua época, incluindo Thomas Edison, Henry Ford e Alexander Graham Bell.
O resultado desse trabalho monumental foi a publicação de “A Lei do Triunfo” (The Law of Success), em 1928, um livro que se tornaria um clássico no campo do desenvolvimento pessoal. No entanto, foi seu trabalho mais famoso, “Pense e Enriqueça” (Think and Grow Rich), publicado em 1937, que o tornou uma figura icônica no mundo do sucesso pessoal.
Em “Pense e Enriqueça”, Hill destila as lições e princípios que descobriu ao longo de sua pesquisa em 13 princípios essenciais que, segundo ele, são fundamentais para alcançar o sucesso em qualquer empreendimento. Esses princípios incluem a importância da definição de metas claras, a persistência, a fé, a imaginação criativa e a colaboração harmoniosa com outros.
Ao longo das décadas, “Pense e Enriqueça” inspirou milhões de pessoas em todo o mundo a transformarem suas vidas e a alcançarem seus objetivos mais audaciosos. O livro de Hill continua sendo uma fonte de sabedoria atemporal, oferecendo orientação prática e inspiração para todos aqueles que buscam alcançar o sucesso em suas vidas pessoais e profissionais.
Napoleon Hill faleceu em 1970, mas seu legado perdura como um farol de esperança e possibilidade, lembrando-nos do poder do pensamento positivo, da determinação inabalável e da crença inabalável no próprio potencial.
Wallace D. Wattles
Wallace D. Wattles foi um autor pioneiro no campo do desenvolvimento pessoal e do pensamento positivo. Sua obra atemporal e influente continua a inspirar milhões de pessoas em todo o mundo, décadas após sua morte.
Nascido em 1860 em Illinois, Estados Unidos, Wattles teve uma vida marcada por desafios e lutas financeiras. Ele não teve educação formal, e viveu com os pais (o pai jardineiro, e a mãe dona de casa), em uma chácara fazendo trabalhos agrícolas. Em determinado momento de sua vida, inclusive, estava vivendo na pobreza. No entanto, sua história é um exemplo notável de como a determinação e a busca pelo conhecimento podem transformar a vida de alguém.
Inspirado por uma profunda convicção de que todos têm o potencial de alcançar o sucesso e a abundância, Wattles começou a estudar os princípios do pensamento positivo e da mente humana. Ele mergulhou na literatura sobre filosofia, metafísica e espiritualidade, buscando compreender as leis universais que regem a vida e o sucesso.
Em 1910, Wattles publicou seu trabalho mais conhecido e influente, “The Science of Getting Rich” (A Ciência de Ficar Rico), um livro que se tornaria um clássico no campo do desenvolvimento pessoal. Nesta obra, Wattles apresenta uma abordagem revolucionária para alcançar a riqueza e o sucesso, baseada na compreensão das leis do universo e na aplicação prática de princípios como o pensamento positivo, a visualização criativa e a gratidão.
Ao longo de suas páginas, “The Science of Getting Rich” oferece um guia claro e prático para transformar a mentalidade de escassez em uma mentalidade de abundância, capacitando os leitores a assumir o controle de suas vidas e criar a realidade que desejam.
Embora tenha vivido apenas até os 51 anos, Wallace D. Wattles deixou um legado duradouro que continua a impactar positivamente a vida de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Sua mensagem de esperança, poder e possibilidades ilimitadas ressoa através de suas obras, lembrando-nos do poder transformador do pensamento positivo e da crença no próprio potencial.
Você deseja se aprofundar nos ensinamentos de Wallace D. Wattles e saber mais sobre como aplicar a mentalidade de abundância para ganhar mais dinheiro e criar liberdade financeira!? Então Clique aqui e conheça o Curso Multimídia de “A Ciência de Ficar Rico”!
Com ele você aprenderá sobre um sistema científico de construção de riqueza que milhares de pessoas usaram para se reinventar, e assim, obter riqueza e sucesso maciços.
Clique no botão abaixo e saiba mais!
O artigo de hoje foi útil pra você!? Gostaria de acrescentar algo à tudo que foi dito?! Escreva nos comentários! 💜
Deseja receber uma notificação no seu celular quando houver novos artigos no blog!? Então clique aqui e se inscreva gratuitamente no nosso canal do Telegram!
Gratidão enorme e até o próximo artigo!
Perguntas Frequentes sobre Mentalidade de Abundância
A mentalidade de abundância é uma forma de pensar que se concentra na crença de que há recursos, oportunidades e sucesso suficientes para todos. Quem possui essa mentalidade vê o mundo como um lugar de possibilidades ilimitadas e compartilha generosamente, sem medo de escassez. Ela envolve gratidão pelo que se tem e a confiança de que sempre haverá mais para ser alcançado e compartilhado.
Para desenvolver uma mentalidade de abundância, você pode seguir estas práticas:
- Pratique a gratidão: Faça listas diárias do que você é grato. Focar nas coisas boas que já possui ajuda a cultivar uma sensação de abundância.
- Evite comparações: Concentre-se em seu próprio progresso e sucesso, em vez de se comparar constantemente com os outros.
- Compartilhe generosamente: Doe tempo, recursos e conhecimentos. Acreditar que há o suficiente para todos reforça a mentalidade de abundância.
- Cultive pensamentos positivos: Substitua pensamentos de escassez por afirmações positivas e otimistas sobre as possibilidades e oportunidades na sua vida.
- Aprenda continuamente: Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional, acreditando que sempre há mais para aprender e crescer.
- Visualize o sucesso: Imagine-se alcançando seus objetivos e vivendo em abundância. Isso ajuda a alinhar seus pensamentos e ações com a mentalidade de abundância.
- Rodeie-se de positividade: Passe tempo com pessoas que têm uma mentalidade positiva e de abundância, pois sua influência pode ajudar a reforçar essa mentalidade em você.
O paradigma da abundância é uma forma de perceber o mundo que enfatiza a crença de que há recursos, oportunidades e sucesso suficientes para todos. Este paradigma se opõe à mentalidade de escassez, que vê o mundo como limitado e competitivo, onde o ganho de uma pessoa é a perda de outra.
Para vibrar na frequência da abundância, você pode adotar as seguintes práticas:
- Cultive a Gratidão: Agradeça diariamente pelas coisas boas que você já tem. Manter um diário de gratidão pode ajudar a focar nos aspectos positivos da vida.
- Pratique a Visualização: Imagine-se vivendo em abundância. Crie uma imagem mental clara dos seus objetivos e sinta as emoções associadas a alcançar esses objetivos.
- Use Afirmações Positivas: Reforce suas crenças sobre a abundância com frases positivas como “Eu sou próspero” ou “Eu atraio sucesso e felicidade”.
- Mantenha Pensamentos Positivos: Substitua pensamentos de escassez por pensamentos de abundância. Sempre que um pensamento negativo surgir, reformule-o de maneira positiva.
- Aja com Generosidade: Compartilhe seu tempo, conhecimentos e recursos com os outros. A generosidade cria um fluxo de energia positiva que reforça a abundância.
- Desenvolva uma Mentalidade de Crescimento: Encare desafios como oportunidades para aprender e crescer. Acredite que você pode sempre melhorar e alcançar mais.
- Cerque-se de Influências Positivas: Passe tempo com pessoas que têm uma mentalidade de abundância e evite aqueles que têm uma mentalidade de escassez.
- Meditação e Mindfulness: Pratique a meditação para manter a mente calma e focada. A meditação pode ajudar a alinhar suas vibrações com sentimentos de paz e abundância.
- Aja como se já tivesse: Comporte-se como se você já possuísse a abundância que deseja. Isso pode alinhar suas ações e pensamentos com a frequência da abundância.
Adotando essas práticas, você pode alinhar seus pensamentos, emoções e ações com a frequência da abundância, criando um ciclo positivo que atrai mais abundância para sua vida.
Alguns exemplos de mentalidade de abundância são:
- “Há mais do que suficiente para todos.”
- “Há oportunidades em todo lugar, basta procurar.”
- “O sucesso é uma possibilidade para qualquer um que acredite nele.”
- “Sempre encontro maneiras de aumentar minha renda e administrar melhor meu dinheiro.”
- “Eu estou trabalhando para melhorar minha situação financeira.”
- “Eu busco maneiras criativas de lidar com os custos e encontrar alternativas acessíveis.”
Um comportamento que não pode ser considerado de abundância inclui atitudes e ações que refletem uma mentalidade de escassez e limitação. Aqui estão alguns exemplos:
- Inveja e Ciúme: Sentir-se ameaçado pelo sucesso dos outros em vez de celebrar suas conquistas.
- Competitividade Destrutiva: Ver os outros como concorrentes a serem superados a qualquer custo, em vez de potenciais colaboradores.
- Egoísmo: Recusar-se a compartilhar recursos, tempo ou conhecimento, acreditando que ao dar você perderá.
- Medo da Falta: Tomar decisões baseadas no medo de não ter o suficiente, como acumular recursos desnecessariamente.
- Pessimismo: Manter uma visão negativa e acreditar que as coisas sempre darão errado, impedindo a atração de boas oportunidades.
- Resistência à Mudança: Evitar novas experiências e oportunidades por medo de perder o que já possui.
- Culpar os Outros: Atribuir seus problemas e dificuldades a outras pessoas ou circunstâncias externas, em vez de assumir a responsabilidade e buscar soluções.
- Comparações Constantes: Comparar-se negativamente aos outros, sentindo-se inferior ou não merecedor.
- Foco na Escassez: Concentrar-se no que falta ou no que está errado, em vez de valorizar o que se tem e as possibilidades futuras.
Esses comportamentos limitam a capacidade de atrair e perceber a abundância em sua vida. Adotar atitudes opostas a esses comportamentos é fundamental para cultivar uma mentalidade de abundância.
Para sair do sentimento de escassez e cultivar uma mentalidade de abundância, você pode seguir estas práticas:
- Pratique a Gratidão Diária: Faça um esforço consciente para reconhecer e agradecer pelas coisas boas em sua vida. Mantenha um diário de gratidão e anote pelo menos três coisas pelas quais você é grato todos os dias.
- Mude seu Foco: Em vez de se concentrar no que você não tem, foque no que você já possui e nas possibilidades que estão ao seu alcance. Isso muda a percepção da falta para a percepção de abundância.
- Use Afirmações Positivas: Reforce pensamentos positivos e abundantes. Crie afirmações como “Eu sou suficiente” ou “Eu atraio oportunidades e prosperidade”.
- Cultive a Generosidade: Compartilhe seu tempo, recursos e conhecimento com os outros. A generosidade cria um fluxo de energia positiva que reforça a mentalidade de abundância.
- Cerque-se de Influências Positivas: Passe tempo com pessoas que possuem uma mentalidade de abundância e evitam o negativismo. A influência positiva de outros pode ajudar a moldar sua própria mentalidade.
- Visualize o Sucesso: Dedique tempo para visualizar seus objetivos e imagine-se alcançando-os. Sinta as emoções positivas associadas a essas realizações.
- Desenvolva uma Mentalidade de Crescimento: Veja desafios e falhas como oportunidades de aprendizado e crescimento. Acredite que suas habilidades e recursos podem ser desenvolvidos com esforço e perseverança.
- Medite e Pratique Mindfulness: Use a meditação para acalmar a mente e focar no presente. A prática de mindfulness ajuda a reduzir a ansiedade e o medo da falta.
- Evite Comparações: Concentre-se em seu próprio progresso e evite comparar-se com os outros. Comparações constantes podem alimentar sentimentos de inadequação e escassez.
- Tome Ações Concretas: Identifique passos práticos que você pode tomar para melhorar sua situação e avance em direção a seus objetivos. A ação gera confiança e movimento em direção à abundância.
Implementando essas práticas de maneira consistente, você pode transformar sua mentalidade e sair do sentimento de escassez para uma vida de abundância e prosperidade.