O Ar mágico que você respira Exercício de Gratidão

Dia 23 – O Ar mágico que você respira

Você verá no artigo de hoje...

Assim como no artigo anterior, farei diferente, e ao invés de explicar com minhas palavras o exercício de hoje, deixarei o texto, nas palavras da própria Rhonda Byrne, autora do livro A Magia. A reflexão que ela trás está lindíssima, e eu acredito que te servirá como inspiração.

OBS: Este é o vigésimo terceiro exercício de uma série de 28 exercícios diários. Se quiser conhecer melhor o projeto e participar dos 28 dias de Gratidão, clique aqui!) 😉

OBS: Antes de dar continuidade, te aconselho fortemente a ir para o final do artigo. Coloquei lá, um vídeo em que explico o exercício de hoje. Acredito que o texto a seguir possa ser melhor assimilado se lido comigo, enquanto assiste o vídeo. Se você tiver o livro, poderá me acompanhar com o texto contido entre as páginas 201 e 203:

Alguns anos atrás, se alguém me dissesse que eu deveria ser grata pelo ar que eu respiro, eu teria pensado que essa pessoa era louca. Isso não teria feito o menor sentido para mim.

Porém, à medida que a gratidão mudava a minha vida, as coisas às quais eu não dava o menor valor ou sobre as quais eu nem pensava se tornaram um verdadeiro milagre. Meus olhos se abriram e, em vez de me aborrecer com os pequenos problemas do meu mundinho particular, eu comecei a pensar em um contexto mais amplo e a refletir sobre o Universo.

Nas palavras do grande cientista Newton: “Quando olho para o sistema solar, vejo que a Terra está na distância exata do Sol para receber a quantidade adequada de calor e luz. Isso não aconteceu por acaso.”.

Essas palavras me fizeram pensar em um contexto mais amplo. Não é por acaso que estamos cercados por uma camada protetora de atmosfera e que, além dela não haja ar. Não é por acaso que as árvores liberam oxigênio para que nossa atmosfera seja continuamente reabastecida. Não é por acaso que nosso sistema solar está perfeitamente posicionado e que, se estivesse em qualquer outra parte da galáxia, nós provavelmente seríamos devastados por radiação cósmica. A vida só é possível na Terra graças à coexistência de milhares de parâmetros e proporções, sendo que cada um deles se sustenta por um fio. O equilíbrio entre esses parâmetros e proporções é tão fundamental que a menor alteração em qualquer um deles inviabilizaria a vida na Terra. É difícil acreditar que qualquer uma dessas coisas tenha acontecido por acaso. O que parece é que elas foram perfeitamente criadas, posicionadas e equilibradas para nós!

Quando se dá conta de que tudo isso não acontece por acaso e que o equilíbrio de cada elemento microscópico ao redor da Terra e em sua superfície está em perfeita harmonia para nos manter vivos, você é invadido por uma enorme sensação de gratidão pela vida, pois tudo foi feito para que você exista!

O ar que você respira não é um acidente ou um acaso da natureza. Quando você pensa na enormidade do que precisou acontecer no Universo para que nós tivéssemos ar e então respira fundo, sorvê-lo para dentro do seu corpo se torna um gesto de tirar o fôlego em todos os sentidos da expressão. 

Nós respiramos o tempo todo e nunca paramos para pensar que sempre temos o ar à nossa disposição. No entanto, o oxigênio é um dos elementos que existem em maior quantidade em nosso corpo e, à medida que respiramos, ele alimenta nossas células para que possamos continuar vivos. A dádiva mais valiosa da nossa vida é o ar, porque, sem ele, nenhum de nós sobreviveria por mais do que alguns minutos.

Quando comecei a colocar em prática o poder da gratidão, eu o usei para obter os bens materiais  que desejava. E deu certo. Mas foi quando comecei a ser grata pelas verdadeiras dádivas da vida que experimentei o poder supremo da gratidão. Quando passei a me sentir mais grata pelo pôr do sol, pelas árvores, pelos oceanos, por minha vida e pelas das pessoas, todos os bens materiais que jamais sonhei ter vieram a mim. Agora entendo o motivo por isso ter acontecido dessa forma. Quando conseguimos nos sentir sinceramente gratos pelas preciosas dádivas da vida e da natureza, como o ar que respiramos, alcançamos um dos mais profundos níveis da gratidão que existem. E qualquer pessoa que possua esse nível de gratidão vai receber a mais absoluta abundância.

banner philadelphia o segredo da vida - Dia 23 - Como Ter Gratidão até Pelo Ar que Você Respira | Exercício Mágico
o ar magico que você respira exercicio de gratidão - Dia 23 - Como Ter Gratidão até Pelo Ar que Você Respira | Exercício Mágico

Exercício de Hoje para Ter Gratidão

No início do dia, pare para pensar sobre o glorioso ar que você respira, afinal, sem o ar, não estaríamos vivos.

Inspire fundo cinco vezes e sinta o ar entrando no seu corpo. Ao mesmo tempo, sinta a alegria de expirá-lo de volta. Faça esse mesmo procedimento ao longo do dia de hoje (inspirando e expirando fundo cinco vezes). Assim que terminar de inspirar e expirar, diga as palavras mágicas: “Obrigado pelo ar mágico que eu respiro“.

É fundamental que ao dizer as palavras, puxe do seu coração o máximo de sentimento que conseguir sentir. Sinta-se genuinamente grato pelo ar, e por poder respirar.

O ideal é que esse exercício seja praticado ao ar livre, porém se não for possível, pratique-o em um ambiente fechado.

Enquanto inspira o ar, você pode deixar seus olhos fechados ou abertos. Como se sentir melhor.

Esse exercício poderá ser praticado enquanto você estiver andando, aguardando em uma fila, fazendo compras, ou em qualquer outro lugar de sua preferência. O importante é estar atento à sensação do ar entrando e saindo do seu nariz, e sentir o máximo de gratidão que conseguir.

Se você achar que fazer algum barulho ou dizer mentalmente a palavra mágica, obrigado, enquanto expira irá te ajudar, faça isso.

Caso você queira no futuro, pode fazer a variação desse exercício, que consiste em imaginar que está inspirando gratidão e enchendo-se dela a cada vez que respira.


telegram - Dia 23 - Como Ter Gratidão até Pelo Ar que Você Respira | Exercício Mágico

Receba as novidades do Blog diretamente em seu celular!

Gosta do conteúdo desta página, e quer receber uma notificação em seu celular, sempre que sair alguma novidade por aqui?! Então CLIQUE AQUI e se inscreva no nosso Canal do Telegram! 😉


Fiz o vídeo abaixo explicando o exercício de hoje:

Acrescentei algumas informações extras nele que possivelmente irão te ajudar. Espero que goste:

Recapitulando os Exercícios de hoje…

(Caso você esteja nos acompanhando desde o primeiro):

  1. Enumere Suas Bênçãos: Faça uma lista de 10 bênçãos. Escreva por que você se sente grato, releia sua lista e, ao final de cada item, diga obrigado, obrigado, obrigado e sinta o máximo de gratidão possível por essa bênção.
  2. 05 vezes no dia de hoje pare para pensar sobre o glorioso ar que você respira. Inspire fundo cinco vezes e sinta o ar entrando no seu corpo; da mesma forma, sinta a alegria de expirá-lo de volta.
  3. Inspire e expire fundo 05 vezes durante o dia de hoje e, logo em seguida, diga as seguintes palavras mágicas: Obrigado pelo ar mágico que respiro. Então sinta-se o mais genuinamente grato possível pelo ar precioso e vital que respira.
  4. Logo antes de dormir coloque sua Pedra Mágica na mão e diga a palavra mágica, obrigado para melhor coisa que lhe aconteceu durante o dia.

Você Também Poderá Gostar:


E você…

Gostou do exercício de hoje? O colocará em prática? Deixe nos comentários!  😉 

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e em todos os lugares que desejar! … Afinal, gratidão NUNCA é demais! 😀

Para acessar o exercício de amanhã, clique aqui.


Os 28 Exercícios de Gratidão foram baseados nos capítulos do livro A Magia, da Rhonda Byrne. 

Conforme explicado em outros artigos, decidi fazer estes artigos com o conteúdo, para ajudar àqueles que por algum motivo não puderam – ainda – comprar o livro, mas desejam adquirir o hábito da Gratidão.

Caso você tenha condições, recomendo fortemente que o compre clicando aqui. Os artigos irão auxiliá-lo, mas falo por experiência que, não há nada mais gostoso do que ter o livro físico em mãos. As palavras da Rhonda ao decorrer das páginas, são únicas, e você poderá lê-lo em qualquer lugar, mesmo sem acesso à internet (o meu exemplar está todo “surradinho” por eu carregá-lo para cima e para baixo dentro da bolsa). 

Rate this post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *